quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Por Padornelos, passou um escritor bem famoso

José Maria Ferreira de Castro (1898-1974)
escritor português que se 'assilou' en Padornelos para escrever o romance: "Terra Fria".

Baseado no romance, foi rodado em 1991 em Padornelos um filme homónimo por António Campos.





A historia :
O casebre de Leonardo e Ermelinda era em Padornelos, junto a Montalegre. Era também nessa aldeia a casa de Santiago, a primeira casa de emigrante a surgir por ali.
Ferreira de Castro consegue fazer-nos sentir que a terra ali é mesmo fria e húmida, sem conforto, que se vive pobremente, longe da civilização e perto da natureza e dos animais – sobretudo junto dos animais. Ainda se podem observar aldeias como esta na região, em que as vacas e os bois se passeiam pelas ruas e as plantam de bosta. Uma chega de bois era ali um raro divertimento a que acudia todo o povo da aldeia e das aldeias vizinhas.
As Serras do Larouco e do Barroso esmagam-nos com a sua imponência e o homem reduz-se à sua dimensão mais pequena. No entanto, a ambição faz parte da natureza humana, e eventos exteriores podem despertá-la. É por isso que a malha de Terra Fria extravasa a povoação de Padornelos.
Na Cumeada do Leiranco, em direcção a Boticas, crê Leonardo que se esconde um tesouro, conforme descrito no Livro de São Cipriano, debaixo de uma pedra em forma de cruz, que fará parte de um dos conjuntos megalíticos existentes na região. Uma vez que são muito numerosos, e grande parte deles está ainda por assinalar, não é fácil identificar o lugar exacto em que Ferreira de Castro se terá inspirado.
Já a Ponte da Misarela, de origem medieval e rodeada por lendas, é bastante conhecida. Fica em Sidrós, onde os rios Cávado e Rabagão se unem. É aqui que as mulheres vêem quando não conseguem levar uma gravidez até ao fim. Se na sua visita à região conhecer algum Gervásio ou alguma Senhorinha, já sabe, são afilhados da ponte.
Para passar para Espanha, e de regresso de Espanha, Leonardo não utilizava a fronteira legal. Em vez disso, percorria as serranias, passando a linha da fronteira junto a Sendim ou a Padroso. Baltar é uma povoação junto à fronteira, que Ferreira de Castro faz questão de comparar com Padornelos, servindo-se dela como um contraponto civilizacional. Em Baltar as pessoas não vivem com os animais, as pessoas são alegres e as mulheres são atraentes. Em Baltar, terá Leonardo a sua recompensa pelas dificuldades sofridas em Padornelos.
Visitar a região em pleno Inverno poderá ser menos agradável do que na Primavera, mas torna possível sentir como é fria esta terra. Hoje já há acolhedoras casas de turismo rural, inclusivamente na própria povoação de Padornelos. Pegue no livro ao serão e sente-se junto à lareira. Na manhã seguinte percorra a povoação de livro debaixo do braço. Não se esqueça de procurar a Casa do Capitão, parece que foi onde Ferreira de Castro escreveu Terra Fria. E a seguir, a pé ou de qualquer outro transporte, vagueie pelas serras e repare na erva tenra das lameiras, e nas vacas barrosãs a pastar. Ao almoço poderá verificar o que a erva tenra das lameiras faz à carninha das vacas...

Encomendar o livro:
Este livro est disponivel em Portufal pour 11,25€.
Tabem esta disponivel no estrangeiro, e até foi traduzido em Frances. Esta a venda na FNAC por 8,40€.

Procurar o filme:
Quem encontrar o filme a venda, manda dizer, para partilharmos a informaçao.
Até era fixe organisar um dia em Padornelos, no dia da festa em Agosto uma projeçao para todos pordermos conhener e julgar a exposiçao da nossa aldeia por o mundo fora...

Sem comentários:

Enviar um comentário